Simple Organic neutraliza CO2 do Tim Music Rio Pular conteudo
CATEGORIAS





Simple Organic neutraliza CO2 do Tim Music Rio

Muito mais do que cosméticos, somos uma marca de impacto positivo. Estamos de volta nos festivais de música do Brasil, dessa vez, com uma ação inédita: a neutralização de CO2 do Tim Music Rio, festival gratuito que acontece na praia de Copacabana. Vem entender!

Simple Organic no Tim Music Rio: tudo sobre a nossa ação de neutralização de CO2

Neutralização de CO2 Tim Music Rio

O TIM Music Rio é o maior festival de música gratuito do Brasil. A edição de 2023 acontece em dois finais de semana seguidos, dias 20, 21, 27 e 28 de maio. O evento é patrocinado pela operadora telefônica e conta com atrações imperdíveis no coração do Rio de Janeiro.

Nós, aqui na Simple, acreditamos na música como ferramenta de democratização da cultura, e por isso, ter um papel dentro de um festival gratuito é algo muito importante para nós. 

Por compartilhar dos mesmos ideais, a Tim nos convidou para participar do Festival, e o que começou com uma simples conversa acabou se tornando em um projeto único e super especial: em uma iniciativa inédita, nós assumimos a responsabilidade de neutralizar o CO2 emitido pelo festival, de modo a minimizar o impacto ambiental do evento. 

A neutralização é feita através do plantio regenerativo de áreas agroflorestais brasileiras.

O que é neutralização de CO2?

Desde as grandes produções industriais até o simples ato de andar de carro, nossas atividades cotidianas emitem CO2 - um dos gases causadores do efeito estufa, agravante do aquecimento global. Para reduzir esse aquecimento, é possível neutralizar a emissão do gás carbônico através de processos artificiais ou naturais. 

Uma das formas mais comuns de compensação de CO2 é através do plantio de árvores. Isso porque as árvores possuem a capacidade de absorver o CO2 emitido e armazená-lo na sua biomassa, dando origem ao processo que chamamos de sequestro de carbono.

Entenda a proporção para fazer a compensação de CO2 através do plantio regenerativo 

A equivalência para neutralização considera que: 1 tonelada de CO2 emitido = 7 árvores plantadas.
.
Experts explicam: "Esta é uma equivalência estimada de forma segura, por precaução. Na realidade, uma árvore captura mais CO2 do que o considerado no cálculo, então é como se 'sobrassem' árvores". 
Quais atividades serão neutralizadas?

O tempo de evento compensado considera a pré montagem, o evento em si e a pós montagem, levando em consideração as seguintes operações:
  • Energia elétrica consumida; 
  • Logística de staff e artistas (aéreos e terrestres);
  • Número de staff; 
  • Montagem e desmontagem de toda estrutura;
  • Gestão de resíduos sólidos.

Você também pode calcular a sua pegada de carbono no festival

Durante o evento, será disponibilizado um QR Code para o público, que leva até uma calculadora de pegada de carbono, onde cada pessoa conseguirá calcular a pegada emitida.
.
*A neutralização de carbono possui certificado com QR code rastreável, que mostra o local do plantio regenerativo da compensação de CO2 do evento.

Sobre o festival Tim Music Rio

Tim Music RioEdição passada do Tim Music Rio. Foto: Hotéis Rio via Reprodução

O festival, patrocinado pela Tim, acontece de forma gratuita em um dos maiores cartões postais do país, a praia de Copacabana.

O line up inclui um vasto repertório musical composto por artistas nacionais de peso, como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Baiana System, Liniker, Matuê, Bala Desejo, Pretinho da Serrinha, com participação de Jorge Aragão, e Monobloco, com participação de Juliana Linhares.

E aí, você vai no Tim Music Rio 2023? Conta pra gente nos comentários! 

Deixe um comentário