5 motivos para incluir suplementos na sua rotina alimentar | Simple Organic Pular conteudo

5 motivos para incluir suplementos na sua rotina alimentar

Em meio à rotina corrida, manter um estilo de vida saudável pode ser um desafio. E, em muitos casos, é comum o uso de suplementos alimentares para complementar a ingestão diária.

Vem descobrir 5 motivos para incluir os suplementos no seu dia a dia. 

Suplemento Alimentar encapsuladoFoto: MARGARET EMILY STUDIO
1. Deficiências nutricionais

Fatores como a adoção de dietas restritivas, falta de apetite, padrões alimentares irregulares e até estresse crônico fazem com que não se obtenha a quantidade recomendada de nutrientes essenciais apenas por meio da alimentação. 

2.  Ingestão de compostos antinutricionais

Os compostos antinutricionais são substâncias que interferem na nossa capacidade de digerir e absorver moléculas importantes, como proteínas, carboidratos, fibras e lipídios. Esses compostos são encontrados em certos alimentos e podem prejudicar a nossa nutrição. 

Um exemplo comum é o ácido fítico, encontrado em alimentos como cereais integrais e leguminosas. O ácido fítico tem a capacidade de se ligar a minerais como ferro, zinco e cálcio, formando complexos insolúveis que não conseguem ser absorvidos e utilizados pelo organismo.

suplementação aliada a uma alimentação equilibrada e variada pode ser uma ótima ferramenta para garantir que nosso corpo consiga absorver e utilizar os nutrientes de forma eficaz. 

3. Necessidades de cada pessoa

Lembra quando a gente fala que cada pele é uma pele e vai reagir de formas diferentes a cada produto de skincare? Com os suplementos também é mais ou menos por aí.  

A idade, o gênero, as alterações hormonais e o histórico de saúde individual influenciam diretamente na necessidade nutricional de cada pessoa. Uma pessoa com hipertensão e histórico de colesterol alto na família precisará de nutrientes diferentes de um adulto atleta de alto rendimento adepto da "dieta da proteína", por exemplo. 

Por isso, é super importante procurar orientação profissional para garantir a ingestão adequada de nutrientes de acordo com as características individuais e demandas específicas. 

4. O aumento do consumo de alimentos processados

As etapas do processamento dos alimentos podem prejudicar a absorção de compostos como vitaminas e sais minerais, fazendo com que haja uma carência dessas moléculas no nosso organismo. Isso significa que, quanto mais comidas processadas você ingerir no dia a dia, menos nutrientes seu corpo estará absorvendo. Por isso, além de melhorar a alimentação, trazendo para o prato ingredientes mais frescos e nutritivos, a suplementação alimentar pode ser uma grande aliada se esse for o seu caso.

5. A agricultura química está tornando nossa comida menos nutritiva

De 1940 para os dias atuais, pesquisas relataram que diversos alimentos tiveram seus valores nutricionais reduzidos entre 5 e 40% por conta da degradação e piora da qualidade do solo ocasionada pela agricultura industrial. Isso significa que os nossos alimentos não são tão nutritivos como já foram um dia e, por isso, suplementar pode ser a virada na chave para uma dieta balanceada e completa quando há indicação médica.

Conclusão

Vários fatores - internos ou externos - afetam a absorção de nutrientes pelo organismo. É por isso que a suplementação alimentar é muito mais do que um cuidado "extra". Ela realmente pode ajudar na recuperação da qualidade de vida. 

Lembrando que suplementos não substituem uma dieta equilibrada e que devem ser utilizados como complemento, não como substituto da nossa alimentação. 

E aí, você já usa algum suplemento alimentar? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

CATEGORIAS