8 dicas para a comunidade LGBTQIAPN+ curtir o carnaval com segurança | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





8 dicas para a comunidade LGBTQIAPN+ curtir o carnaval com segurança

Já em clima de carnaval, uma das maiores e mais animadas festas de rua do Brasil, que acontece entre 9 e 14 de fevereiro de 2024.

Mas, além de pensar em fantasias criativas e selecionar as melhores festas para curtir, alguns cuidados precisam ser tomados por todos, especialmente pela comunidade LGBTQIAPN+

Pra ter ideia, só nos cinco primeiros meses de 2023, o Disque 100 (Direitos Humanos) registrou aumento de mais 300% em denúncias de violações contra pessoas LGBTQIA+. 

Então, se você está em busca de dicas de carnaval, já pega o bloquinho (de notas) e vem aproveitar a folia reduzindo o risco de cair em ciladas.

1. Vá de carona ou transporte público

Já sabemos que ir dirigindo ou com o carro não está com nada. Além de não ter onde estacionar com as ruas ocupadas, você coloca sua vida em risco, afinal, bebida alcoólica e direção não combinam. 

Para otimizar essa logística, procure dividir os táxis e carros de aplicativos com quem você combinou de ir junto. Além de economizar, você garante companhia e segurança. O mesmo vale para transportes públicos. Busque sentar-se no corredor: fica mais fácil sair caso se sinta desconfortável com alguma situação. 

2. Cuide do seu copo e não aceite bebida de estranhos

Ainda na pauta bebidas, tomar uns bons drinks é uma delícia, ainda mais no verão. E a gente sabe que no carnaval, com calor humano, fica fácil fazer amizade até com o poste e, nesses momentos, copos diversos podem rolar. Por isso, não esqueça de deixar o seu à vista e evite compartilhá-lo. Mais vale prevenir do que remediar, né?

Essa é aquela dica clássica, mas que vale ser lembrada SEMPRE!

3. Fuja de aglomerações (na medida do possível)

Fique de olho na movimentação ao redor. Busque sempre ficar perto de locais em que a saída seja de fácil acesso, como, por exemplo, nas extremidades. Fuja de brigas e confusões e, caso aviste alguém precisando de ajuda, não hesite em comunicar às autoridades mais próximas para prestarem socorro o mais rápido possível.

4. Não é não

Nada melhor do que reciprocidade e respeito, independente do gênero e sexualidade. Se rolar uma atração mútua, é maravilhoso, mas forçar a barra ou ser objetificado, ninguém merece, né? Caso não seja recíproco, tanto da sua parte quanto da outra, apenas evite contato ou saia do local. 

Essa dica vai totalmente ao encontro do conselho anterior, em que falamos sobre ficar em locais de fácil circulação. Caso sinta algum risco ou ameaça, busque ajuda próxima ou entre em contato com as autoridades (no final do post você encontra uma lista).

5. Mantenha celular e pertences sempre bem guardados

Ah o celular, tão perfeito para registrar os melhores momentos, ligar e localizar aquela pessoa que se perdeu na multidão, pedir o carro de aplicativo, fazer um pix... Não vivemos longe do nosso, por isso, todo cuidado é pouco.

Seja para prevenir uma perda ou furto, manter o seu guardado em segurança é necessário. Nada de ficar no meio fio com o seu de bobeira enquanto espera a galera ou a carona pra casa. Muitas pessoas têm um celular reserva, mais antigo, só pra essas ocasiões. Fica o toque. 

Opte por usar uma doleira, pochete e também leve dinheiro em papel. Assim, você garante que seus pertences fiquem à vista e que a festa não tenha que terminar antes do esperado. 

6. Em caso de furtos… 

Registre B.O., cancele cartões, celular e linha. Estar cercado de pessoas confiáveis é sempre importante nestes momentos, assim, elas conseguem te ajudar a tomar as devidas providências. Alguns contatos de emergência, você encontra neste post, mais adiante. Uma ideia é ter eles anotados em um papel e levar junto com você, lembrando que também é válido buscar alguma autoridade no local. 

Em hipótese alguma tente conter uma situação do tipo com as próprias mãos, seja com você ou com alguém próximo. É aquele ditado: “vão se os anéis, ficam-se os dedos”.

7. Escolha looks confortáveis, beba água e use proteção sempre 

Já sabemos que um bom carnaval é aquele que você se sente bem e feliz pra ser você mesma(o). Escolha roupas leves e frescas, tenha uma boa alimentação, se hidrate e beba água entre uma bebida e outra para evitar ressaca. Também não esqueça da proteção solar e sexual - saúde e segurança em primeiro lugar. 

Amor é pra se compartilhar, por isso, use preservativos, eles tão aí no mundo para serem utilizados e tem de graça nos postos de saúde! 

Se divirta e lembre sempre de se sentir confortável: desde a roupa até o lugar onde você estiver. 

8. USE PRODUTOS ECO-FRIENDLY E RECOLHA SEU LIXO

Além de respeitar a diversidade, cuidar do planeta é preciso - afinal, sem ele não tem carnaval. Leve com você garrafas e copos reutilizáveis, use glitters naturais e livres de microplástico e não se esqueça de jogar o lixo no lixo. 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES - CONTATOS DE EMERGÊNCIA

Confira uma lista com telefones úteis que vale a pena anotar num papel e ter sempre com você, além do seu contato pessoal de emergência. 

  • POLÍCIA MILITAR - 190
  • BOMBEIROS - 193
  • SAMU - 192
  • POLÍCIA CIVIL - 197
  • CENTRAL DE ATENDIMENTO A MULHERES - 180
  • DISQUE DENÚNCIA - DIREITOS HUMANOS - 100
  • CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - 188

CONCLUSÃO

(Imagem: freepik)

Em clima de carnaval 2024, separamos dicas para anotar desde já no bloco de notas do celular ou num papelzinho pra levar com você. A prevenção é sempre a melhor ideia. Antes de sair, aplique protetor solar, leve sua água, se alimente bem e esteja de olho em tudo. 

Somos um movimento e estamos aqui para nos apoiar. Não vai curtir o carnaval na rua? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares. 

- SAIBA O QUE SIGNIFICA CADA LETRA DA SIGLA LGBTQIAPN+
Mande este post pra todo mundo que precisa saber dessas dicas. E lembre-se sempre de respeitar o próximo. 

Deixe um comentário