Ácido Glicólico x Ácido Salicílico: qual devo usar? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Ácido Glicólico x Ácido Salicílico, qual o melhor tratamento pra minha pele?

Quando se trata dos cuidados com a pele, muitas vezes ouvimos sobre a importância de incluir ácidos na rotina. Por isso, no post de hoje, trouxemos dois dos ácidos mais queridinhos do mundo do skincare: o ácido glicólico e o ácido salicílico. Ambos os ingredientes são incríveis para melhorar a textura da pele, mas pedem por certos cuidados e pontos de atenção.

Vem ver tudo que você precisa saber sobre as diferenças entre o ácido glicólico e o ácido salicílico, e como você pode incorpora-los na sua rotina.  

O que é Ácido Glicólico

Duo Ácido Glicólico

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado da cana-de-açúcar. Ele esfolia suavemente a camada superior da pele, removendo células mortas,  partículas de poluição e impurezas. O ácido glicólico também ajuda a estimular a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e o aspecto das linhas de expressão.

Todas essas propriedades tornam o ácido glicólico o aliado perfeito para as peles com manchas, uma vez que o ativo suaviza e previne as manchas de hiperpigmentação e as cicatrizes de acne. Também é indicado para suavizar as linhas de expressão e renovar a pele. Ele também melhora a absorção dos outros produtos de skincare.

Produtos com ácido glicólico:

O que é Ácido Salicílico

Solução Ácido Salicílico

O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e sua capacidade de penetrar profundamente nos poros. Isso faz com que ele seja um ótimo ingrediente para as peles oleosas e acneicas, pois ele pode ajudar a limpar os poros obstruídos e reduzir a inflamação.

Assim como o ácido glicólico, o ácido salicílico também ajuda a esfoliar suavemente a camada superior da pele, promovendo a melhora na textura e na uniformização. Ele também pode ajudar a reduzir a aparência de manchas escuras e cicatrizes de acne.

Produtos com ácido salicílico:

Ácido Glicólico X Ácido Salicílico

ácido salicílico x ácido glicólico

A principal diferença entre o ácido glicólico e o ácido salicílico é que eles pertencem a diferentes classes. Enquanto o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado da cana-de-açúcar e solúvel em água, o ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) de origem vegetal e solúvel em óleo.

Qual escolher?

Ambos promovem uma esfoliação na camada superior da pele, mas o mecanismo de ação é um pouco diferente: enquanto o ácido glicólico é indicado para esfoliar, uniformizar, clarear a pele e reduzir as linhas de expressão, o ácido salicílico é mais indicado para as peles oleosas e acneicas, por conta da sua ação anti-inflamatória

Posso usar ácido glicólico com ácido salicílico?

O uso de diferentes ácidos em uma mesma rotina pode causar irritação na pele. Por isso, se você quiser combinar os benefícios do ácido glicólico ao ácido salicílico, é importante que alterne os dias de uso. 

Além disso, é importante completar a sua rotina com outros ativos hidratantes que possam aliviar qualquer sensação de pele irritada, como é o caso da Niacinamida e Solução Poliglutâmico.   

Como inserir ácido glicólico e ácido salicílico na rotina de skincare?

Espuma Ácido Glicólico

Ambos os ácidos são fotossensíveis e possuem uso exclusivamente noturno. Porém você poderá usar a Espuma Ácido Glicólico e o Gel de Limpeza Ácido Salicílico Natural durante o dia, porque eles serão enxaguados em seguida, aí não tem problema. Mas lembre-se sempre de passar protetor solar na sequência. 

Já a Solução Ácido Glicólico, a Solução Ácido Salicílico e o Sérum Secativo devem ser usados apenas na rotina noturna, deu de entender?

Outra dica legal é que você pode começar a experimentar os ácidos aos poucos para cuidar da sua pele de modo a evitar irritações. É recomendado usar o ácido uma ou duas vezes por semana no início e aumentar a frequência conforme a pele vai se acostumando.

Sugestão de rotina de skincare noturna com ácido glicólico
  1. Espuma Ácido Glicólico
  2. Green Water Off
  3. Solução Poliglutâmico
  4. Solução Ácido Glicólico
  5. Balm CB2
  6. BBA
Sugestão de rotina de skincare noturna com ácido salicílico
  1. Gel de Limpeza Ácido Salicílico Natural
  2. Solução Ácido Salicílico
  3. Solução Niacinamida
  4. Sérum Secativo Ácido Salicílico Natural (pontualmente nas espinhas)

--

É importante lembrar que é sempre recomendado consultar um dermatologista antes de incorporar novos produtos à rotina de skincare, especialmente se você tiver pele sensível. 

E aí, você já conhecia o Ácido Glicólico e o Ácido Salicílico? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário