Ácido Glicólico x Ácido Salicílico, qual o melhor tratamento pra minha pele?
Quando se trata dos cuidados com a pele, muitas vezes ouvimos sobre a importância de incluir ácidos na rotina. Por isso, no post de hoje, trouxemos dois dos ácidos mais queridinhos do mundo do skincare: o ácido glicólico e o ácido salicílico. Ambos os ingredientes são incríveis para melhorar a textura da pele, mas pedem por certos cuidados e pontos de atenção.
Vem ver tudo que você precisa saber sobre as diferenças entre o ácido glicólico e o ácido salicílico, e como você pode incorpora-los na sua rotina.
O que é Ácido Glicólico
O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado da cana-de-açúcar. Ele esfolia suavemente a camada superior da pele, removendo células mortas, partículas de poluição e impurezas. O ácido glicólico também ajuda a estimular a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e o aspecto das linhas de expressão.
Todas essas propriedades tornam o ácido glicólico o aliado perfeito para as peles com manchas, uma vez que o ativo suaviza e previne as manchas de hiperpigmentação e as cicatrizes de acne. Também é indicado para suavizar as linhas de expressão e renovar a pele. Ele também melhora a absorção dos outros produtos de skincare.
Produtos com ácido glicólico:
O que é Ácido Salicílico
O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e sua capacidade de penetrar profundamente nos poros. Isso faz com que ele seja um ótimo ingrediente para as peles oleosas e acneicas, pois ele pode ajudar a limpar os poros obstruídos e reduzir a inflamação.
Assim como o ácido glicólico, o ácido salicílico também ajuda a esfoliar suavemente a camada superior da pele, promovendo a melhora na textura e na uniformização. Ele também pode ajudar a reduzir a aparência de manchas escuras e cicatrizes de acne.
Produtos com ácido salicílico:
- Gel de Limpeza Ácido Salicílico Natural
- Solução Ácido Salicílico
- Sérum Secativo Ácido Salicílico Natural
Ácido Glicólico X Ácido Salicílico
A principal diferença entre o ácido glicólico e o ácido salicílico é que eles pertencem a diferentes classes. Enquanto o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado da cana-de-açúcar e solúvel em água, o ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) de origem vegetal e solúvel em óleo.
Qual escolher?
Ambos promovem uma esfoliação na camada superior da pele, mas o mecanismo de ação é um pouco diferente: enquanto o ácido glicólico é indicado para esfoliar, uniformizar, clarear a pele e reduzir as linhas de expressão, o ácido salicílico é mais indicado para as peles oleosas e acneicas, por conta da sua ação anti-inflamatória.
Posso usar ácido glicólico com ácido salicílico?
O uso de diferentes ácidos em uma mesma rotina pode causar irritação na pele. Por isso, se você quiser combinar os benefícios do ácido glicólico ao ácido salicílico, é importante que alterne os dias de uso.
Além disso, é importante completar a sua rotina com outros ativos hidratantes que possam aliviar qualquer sensação de pele irritada, como é o caso da Niacinamida e Solução Poliglutâmico.
Como inserir ácido glicólico e ácido salicílico na rotina de skincare?
Ambos os ácidos são fotossensíveis e possuem uso exclusivamente noturno. Porém você poderá usar a Espuma Ácido Glicólico e o Gel de Limpeza Ácido Salicílico Natural durante o dia, porque eles serão enxaguados em seguida, aí não tem problema. Mas lembre-se sempre de passar protetor solar na sequência.
Já a Solução Ácido Glicólico, a Solução Ácido Salicílico e o Sérum Secativo devem ser usados apenas na rotina noturna, deu de entender?
Outra dica legal é que você pode começar a experimentar os ácidos aos poucos para cuidar da sua pele de modo a evitar irritações. É recomendado usar o ácido uma ou duas vezes por semana no início e aumentar a frequência conforme a pele vai se acostumando.
Sugestão de rotina de skincare noturna com ácido glicólico
Sugestão de rotina de skincare noturna com ácido salicílico
- Gel de Limpeza Ácido Salicílico Natural
- Solução Ácido Salicílico
- Solução Niacinamida
- Sérum Secativo Ácido Salicílico Natural (pontualmente nas espinhas)
--
É importante lembrar que é sempre recomendado consultar um dermatologista antes de incorporar novos produtos à rotina de skincare, especialmente se você tiver pele sensível.