Pular conteudo

COP28: resumo dos primeiros dias da Conferência do Clima da ONU

Se você está por dentro das últimas notícias, sabe que entre os dias 30 de novembro e 13 de dezembro, rolou a COP28 (Conferência Das Partes), evento, sediado em 2023 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), ele tem como foco discutir soluções de combate à crise climática mundial. Se você ainda não sabe o que é a COP, dá uma olhada aqui.

E para te deixar a par dos highlights desses primeiros dias da COP28, fizemos um resumo com as principais ações envolvendo o Brasil, vem ver!

Spoiler: a Simple estará presente pela segunda vez consecutiva no evento.

#1 - PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES E EQUIDADE DE GÊNERO

Equidade de gênero foi uma das pautas levantadas este ano no evento. A campeã de alto nível para Mudanças Climáticas da ONU na COP28, Razan Khalifa Al Mubarak, anunciou a Parceria de Ação Climática e Transição Justa Sensível ao Gênero da COP28.

"Mudanças climáticas não são gênero-neutro. Mulheres formam a maioria da população pobre no mundo e apesar disso, ou talvez por isso, mulheres e meninas estão na vanguarda das ações climáticas” afirma a especialista.

A parceria, apoiada por mais de 60 países, visa a igualdade de oportunidades dignas nos mercados de trabalho emergentes, além de permitir fluxos financeiros para mulheres e jovens em regiões afetadas pelo clima.

Equidade de gênero é uma bandeira que levantamos desde a fundação da Simple. A começar pelo cargo executivo ocupado pela fundadora e CEO, Patrícia Lima - que estará presente nesta edição da COP28, em um dos painéis promovidos dentro do espaço dedicado ao setor privado. Além disso, 78% das cadeiras na empresa são ocupadas por mulheres.

#2 - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SEGURA E MAIS SUSTENTÁVEL

FOTO: Ricardo Stuckert/PR

134 países comprometeram-se a integrar o sistema alimentar e a agricultura nos seus planos climáticos até 2025, incluindo o Brasil, que assinou a Declaração sobre Agricultura Sustentável, Sistemas Resilientes e Ação Climática.

Além disso, líderes de todo o mundo subiram ao palco durante a abertura oficial da conferência do clima, incluindo Brasil, China, Estados Unidos e os vinte e sete membros da União Europeia.

Em 2023, a Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, elevou os compromissos das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) brasileiras para uma redução de 48% de emissões até 2025 e de 53% até 2030. Os sete setores contemplados pelas NDCs nacionais incluem energia, mobilidade urbana, florestas, biocombustíveis, resíduos sólidos, iluminação pública e transportes, mas não mencionam diretamente a agricultura, ou os sistemas alimentares, por exemplo. “A declaração assinada hoje pelo Brasil na COP28 traz entusiasmo pela possibilidade de que os sistemas alimentares sejam uma pauta priorizada pelo governo brasileiro no caminho até a COP30, que acontece em 2025 em Belém, no Pará”, disse Gus Guadagnini, presidente do Good Food Institute Brasil, em entrevista ao veículo oficial da ONG.

A declaração assinada é a primeira do tipo a colocar os sistemas alimentares no centro do debate climático.

#3 Brasil chega na conferência com a maior delegação já enviada à COP

FOTO: GettyImages

Diplomatas de 200 países e diversos chefes de governo estarão presentes no evento - inclusive o presidente do Brasil - com a maior delegação brasileira já enviada à COP28.

Foram aproximadamente 1.337 inscritos, entre representantes da sociedade civil, de empresas privadas, do Congresso Nacional, de governos estaduais e do federal. Destas pessoas, 400 são oficiais do governo, segundo informações do Itamaraty.

#4 ENERGIA RENOVÁVEL E EMISSÕES DE CO₂ REDUZIDAS

O Centro Global de Financiamento Climático, catalisa investimentos de baixo carbono, fornecendo apoio prático para expandir os mercados financeiros verdes e assim, tornar o financiamento climático disponível e mais acessível.

Com sede no Mercado Global de Abu Dhabi, como uma ação da COP28, os membros fundadores abrangem as principais organizações internacionais e dos EAU (Emirados Árabes Unidos) para impulsionar o investimento em iniciativas de baixo e zero carbono.

Em entrevista concedida ao Estadão, sobre a COP28 e o protagonismo de empresas do setor privado na mudança climática, a fundadora e CEO da Simple Organic, Patrícia Lima, fala:

“Se esse ano a gente não sair com resultados mais concretos, a credibilidade da COP começa a entrar em xeque”, afirmou ela, completando. “Questões como a descarbonização e a transição energética não são uma opção, mas uma pauta urgente que precisa de ações concretas desde já”.

Aqui na Simple, nós neutralizamos todo CO2 da cadeia logística, saiba mais aqui.

#5 Desmatamento anual da Amazônia tem maior queda dos últimos anos

Foto: Peter Dejong/AP

Dados representam melhor resultado desde 2019, com queda de 22,3%, a maior alcançada em uma década. Em contrapartida, os números do cerrado ainda são alarmantes.

Segundo noticiado no G1, o Brasil também anunciou avanços significativos no fundo global para florestas tropicais discutido na Cúpula da Amazônia (evento que aconteceu em agosto), estabelecendo uma meta inicial de captação de US$ 250 bilhões.

A iniciativa visa fortalecer a conservação e a restauração de ecossistemas florestais críticos em todo o mundo, com foco especial na Amazônia.

No discurso, o presidente lembrou que a Amazônia amarga uma das "mais trágicas secas da sua história" e ressaltou a necessidade de ter uma economia menos dependente de combustíveis fósseis.

Ao discursar em Dubai, nesta sexta-feira (1 de dezembro), o presidente Luís Inácio Lula da Silva enfatizou que o Brasil “está disposto a liderar pelo exemplo” e citou medidas adotadas pelo país, como a redução do desmatamento na Amazônia, a meta de zerar a destruição da floresta até 2030 e a Cúpula dos países amazônicos realizada neste ano, em Belém (PA).

MAIS SOBRE A COP28:

Uma das principais pautas para esta COP é o Balanço Global de Emissões de Gases de Efeito Estufa e tudo o que isso impacta.

Dentre as discussões mais esperadas, estão temas como segurança alimentar, racismo ambiental, financiamento climático e todos os mecanismos de finanças sustentáveis entre os países.

Em 2025, o Brasil sediará a COP30 na cidade de Belém do Pará - em meio à Amazônia - e nós esperamos marcar presença por lá.

PARTICIPAÇÃO DA SIMPLE ORGANIC NA COP28

Sustentabilidade é uma das bandeiras que a Simple, como marca ativista, levanta desde o primeiro dia. Por isso, a COP tem uma ligação intrínseca com nosso propósito e com isso, mais um ano a convite da ONU, estaremos presentes na COP28, evento que tem na agenda o debate acerca de soluções ao combate à crise climática mundial.

Participaremos de um dos painéis dedicados a empresas do setor privado, que acontece no dia 9 de dezembro. Ele será conduzido pela CEO e fundadora, Patrícia Lima, que vai liderar uma apresentação voltada para empresas da iniciativa privada no Dubai Expo City.

Serão mostrados alguns cases realizados ao longo de 2023, como a neutralização de eventos, do festival Tim Music Rio, dos desfiles da marca PatBo na NYFW e São Paulo, bem como a Exposição Brazil: Creating Fashion For Tomorrow, que abriu a Semana de Moda em Londres (LFW). Veja todas na íntegra aqui.

Além de uma grande ação, que foi a parceria com a Sea Shepherd Brasil, no patrocínio do projeto Rede Contra Redes, iniciativa que envolve a ODS 14 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Vida Na Água), e o desenvolvimento de produtos que estão dentro do conceito Blue Beauty e Reef Friendly que pauta fórmulas livres de ingredientes que agridem a vida marinha, principalmente os recifes de corais.

E VOCÊ, ESTÁ ACOMPANHANDO AS NOTÍCIAS DA COP28? CONTA PRA GENTE NOS COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

CATEGORIAS