Pular conteudo

O impacto da poluição industrial

A contaminação industrial é uma das principais causas da poluição atmosférica e, consequentemente, do aumento do efeito estufa. Dados da Global Carbon Project mostram que apenas no ano de 2018, foram despejados na atmosfera 37 bilhões de toneladas de gás carbônico, e que a queima de óleos, gases e combustíveis feita pelas fábricas e indústrias são as maiores responsáveis por este número. 

No Brasil, é comemorado no dia 14 de agosto o Dia Nacional de Controle da Poluição Industrial, para que todos possamos ter conscientização e reflexão sobre a necessidade da diminuição de poluentes gerados pelas fábricas.

Será que, ao comprar um produto, você sabe da onde ele vem? Como funciona a logística da cadeia de produção dessa marca? Você pagou "barato", mas até quanto esse barato sai caro? Precisamos repensar as indústrias, mas também o consumo

Nós, na Simple Organic, entendemos que fazemos parte desse problema, então resolvemos parar e pensar: de que forma nós podemos minimizar, ou ainda melhor, neutralizar o impacto que temos no nosso tão amado planeta? E foi pensando em levar uma beleza limpa a você que nós chegamos a nossa resposta.

Através da sustentabilidade, é claro, mas como? Bom, vamos te explicar direitinho:

Nosso processo de produção começa com comunidades locais extrativistas que se encarregam de fazer a colheita artesanal da nossa matéria-prima.

Uma vez que retiradas, elas vão para os laboratórios para a experimentação e testes, e assim que aprovados com o nosso selo de qualidade, elas vão para as nossas indústrias. 

Ah, indústrias, então a Simple também é poluente como todas as outras marcas de beleza? Não! A gente te explica qual o nosso diferencial:

  • Nós somos a primeira marca de beleza a ter o selo Eu Reciclo, desde 2017 possuímos 100% das nossas embalagens recicladas através do nosso sistema de logística reversa
  • Em 2019, nós conquistamos a Certificação Lixo Zero, fomos a primeira marca (e única até o momento) a conquistar o certificado.
  • Também possuímos os selos PETA Vegan e Cruelty Free, que conferem que todos os nossos produtos e processos de produção são livres de crueldade, e também de ingredientes de origem animal.

Além disso, desenvolvemos o plano de neutralização do CO2 de toda a logística da nossa cadeia de produção, para assim entregar um produto ainda mais limpo e sustentável para você.  

Neutralizar o carbono? O que isso significa?

O selo CO2 Neutro consiste em duas principais ações:
  • Quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE): é realizada com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan e indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
  • Compensação das emissões de GEE: realizada com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD), na mesma proporção do impacto ambiental.
Você lembra que lá em cima nós falamos do gás carbônico que é liberado pelas indústrias e aumenta o efeito estufa? Então! Na logística da cadeia de produção da Simple, toda a emissão de CO2 (gás carbônico) é neutralizada, e assim, passamos a ter impacto positivo no planeta Terra. Incrível, né? 

E não para por aí! Nosso processo continua lá no descarte das embalagens, com a sua ajuda:

Depois de produzido, embalado (em embalagens 100% recicláveis), entregue até você e utilizado até o finalzinho, nossos produtos continuam tendo funcionalidade através do processo de logística reversa das embalagens

O que isso significa?

Significa que, ao terminar de usar seu frasco, você pode levá-lo ao ponto de coleta mais próximo ou a uma de nossas lojas, e nós nos encarregamos de fazer a reciclagem, ou o descarte de maneira consciente e sustentável, para que dessa forma não haja produção de lixo. 

Viu só? É possível ajudar! Medidas sustentáveis devem ser instauradas com urgência para que consigamos salvar o planeta. Existem metas, acordos e Tratados ambientais que não estão sendo cumpridos por líderes, marcas e empresas. Precisamos fazer a mudança acontecer, e você é parte fundamental nesse processo.

Convidamos você a questionar. Questione sempre as marcas que você consome: elas se posicionam? elas se preocupam com a sua saúde e a saúde do meio ambiente? 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e deixe seu comentário abaixo! 

Deixe um comentário

CATEGORIAS