Olheiras: o que são, quais os tipos e como eliminar | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Olheiras: o que são, quais os tipos e como eliminar

A região ao redor dos olhos é a área com a pele mais fina e mais sensível do rosto, tendo cerca de apenas 0,5 mm de espessura. Isso faz com que ela seja a primeira região da pele a mostrar os sinais de envelhecimento, que geralmente surgem na forma de linhas finas, inchaço e olheiras

As olheiras podem surgir até mesmo na infância. São características tão comuns que mesmo as peles mais jovens e bem cuidadas costumam lidar com elas. Estudos ainda mostram que a preocupação com as olheiras costumam ser o primeiro tratamento estético buscado pelas pessoas em uma consulta ao médico dermatologista. 

No post de hoje, desbravamos os diferentes tipos de olheira, o que fazer para evitá-las e quais produtos são perfeitos para aliviar o olhar fundo e escurecido. Vem conferir!

OLHEIRAS, o que são?

OlheiraOlheiras. Foto: Reprodução

Também conhecida como hiperpigmentação periorbital, as olheiras são manchas escuras que surgem na região da pálpebra inferior dos olhos. É uma condição comum em ambos os sexos, mas é mais frequente em mulheres.

CAUSAS DAS OLHEIRAS

A olheira pode surgir por diferentes motivos: desde fatores intrínsecos, como genética, até fatores extrínsecos, como exposição solar desprotegida, tabagismo, consumo de álcool e cansaço. 

TIPOS DE OLHEIRA

Dark Eye Circles Removal Singapore - Harmony Aesthetics ClinicFoto: Harmony Aesthetics via Reprodução
Olheira pigmentar

É causada pelo acúmulo de melanina na região dos olhos, que é o pigmento que dá cor à pele. Esse tipo de olheira se manifesta em uma cor mais amarronzada e é mais comum em pessoas pretas, morenas ou em etnias específicas como turcos e indianos, que possuem tom de pele mais escuro. 

Olheira estrutural

Olheira funda, que surge devido à anatomia óssea do rosto da pessoa. Pessoas com olhos fundos acabam projetando uma sombra no rosto, que escurece a região ocular.

Olheira vascular

A "olheira do cansaço". Surge quando há má circulação ou congestão dos vasos sanguíneos, e apresenta coloração azul, vermelha ou roxa, geralmente com vasinhos aparentes.

Olheira mista

Quando uma pessoa possui a combinação de dois ou mais tipos de olheira. Por exemplo: uma pessoa pode ter olhos fundos e com tonalidade roxa, resultando em uma olheira estrutural vascular. Também é possível que uma mesma pessoa tenha a junção dos três tipos: estrutural, vascular e pigmentar. 

COMO TRATAR AS OLHEIRAS

Há várias formas de prevenir e suavizar as olheiras, desde os procedimentos estéticos com lasers e peelings até a inserção de hábitos saudáveis na rotina, como beber bastante água, manter uma boa alimentação e ter boas noites de sono, com pelo menos 8h diárias.

Outra forma de tratar as olheiras é fazendo uso contínuo de produtos de skincare com ativos despigmentantes, que garantem a uniformização do tom da região.

Balm de Olhos

Balm de Olhos

Balm de Olhos é formulado com ativos de alta performance para o cuidado com a região sensível ao redor dos olhos: o ácido hialurônico e o sangue de dragão

O ácido hialurônico, além de ser super hidratante, também possui a função de preenchimento celular, amenizando vincos e linhas de expressão. Enquanto isso, o sangue de dragão, extrato de resina Croton Lechri, faz tal coisa. 

Super emoliente e nutritivo, o Balm de Olhos pode ser usado diariamente por diversos tipos de pele, tanto na rotina de skincare diurna quanto na noturna. Ele ameniza o olhar de cansaço, reduz as linhas de expressão, desincha, hidrata, nutre e protege a região dos olhos. 

Super Balm Clareador

O mais novo membro da nossa linha de sticks, o Super Balm Clareador veio aí para hidratar a pele e tratar as manchas de hiperpigmentação. Focado no tratamento de melasmas e sinais de exposição solar, ele também pode auxiliar a clarear as olheiras.

Super Balm Clareador é formulado com dois ativos referência em tratamento antimanchas, o Oxyresveratrol e o Hidroxitirosol. O Oxyresveratrol é o mesmo ativo da nossa Solução Oxy, que é 145x mais potente que o resveratrol convencional sintético. Ele inibe a síntese da melanina, amenizando as manchas e melasmas já existentes e prevenindo novas formações. 

Já o Hidroxitirosol é um antioxidante com capacidade antioxidante similar à Vitamina C, que protege a pele contra os radicais livres, responsáveis por causar danos ao DNA celular, degradar fibras de colágeno e elastina e causar o aumento e surgimento de manchas escuras, linhas finas e a perda de elasticidade da pele.

Super hidratante, o Super Balm Clareador também pode ser usado por diversos tipos de pele, tanto na rotina de skincare diurna quanto na noturna. 

Balm de Olhos x Super Balm Clareador, qual escolher?

Apesar dos dois produtos serem indicados para as olheiras, eles agem de forma bastante diferente.

O Balm de Olhos é um produto desenvolvido especialmente para a região dos olhos, que nutre, hidrata e protege. No entanto, ele não possui nenhum ativo clareador na fórmula. Ele ajuda sim com as olheiras, porque reduz o olhar de cansaço, hidrata e desincha a região, mas não age diariamente no clareamento das olheiras.

Já o Super Balm Clareador é praticamente o contrário: um produto multifuncional, que pode ser usado em diferentes regiões da pele, que hidrata e age especificamente no clareamento das manchas, e que pode ser usado para uniformizar a cor das olheiras.

Isso não significa que um seja melhor ou pior que o outro. Na verdade, eles se complementam.

Enquanto o Balm de Olhos promove a hidratação e a nutrição, mantendo a região saudável, o  Super Balm Clareador atua no clareamento das olheiras, completando a rotina de skincare. Juntos, os balms atuam em sinergia para garantir um aspecto jovem e revitalizado à área sensível dos olhos.

Posso usar o Balm de Olhos e o Oxy Balm Clareador juntos?

Sim! Se você optar por aplicar os dois produtos na mesma rotina, aplique primeiro o  Super Balm Clareador, que é mais sequinho, e em seguida o Balm de Olhos, que tem uma carga oleosa maior, e por isso, é mais espesso.

Você também pode aplicar um dos balms na rotina da manhã e outro pela noite. O Balm de Olhos possui uma textura mais oleosa, então se você prefere um acabamento mais matte ao longo do dia, indicamos que aplique o  Super Balm Clareador pela manhã e o Balm de Olhos pela noite. Lembrando que essa é apenas uma sugestão, mas você pode adaptar a rotina da forma que preferir.

Ah, e se você deseja saber a ordem completa de aplicação dos produtos de skincare, pode acessar esse post aqui

Conclusão

As olheiras são características super comuns em pessoas de todas as idades. Além dos procedimentos estéticos como laser e peelings, é possível prevenir e suavizar as manchas com a aplicação de ativos clareadores e hidratantes, que mantém o cuidado contínuo da região sensível ao redor dos olhos. Dentro disso, o Balm de Olhos e o Super Balm Clareador formam a dupla perfeita para clarear as olheiras e revitar o olhar de cansaço. 

Referências: 
Tratamento para região periorbital Tipos de olheiras Principios ativos Eletroterapia ANA PAULA HERBER RODRIGUES Gama, DF,2022; |Hiperpigmentação – Moléculas De Tratamento Inovadoras
TRATAMENTO DE OLHEIRAS COM ÁCIDO HIALURÔNICO: uma revisão de literatura
E aí, você já cuida das olheiras? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário