Para que serve Ácido Glicólico?
Você muito provavelmente já ouviu falar do ácido glicólico por aí. Multifuncional, o ativo é queridinho nas rotinas de skincare. No post de hoje, te mostramos tudo que você precisa fazer sobre esse ativo, onde encontrar e como incluir na rotina de skincare. Vem!
O que é Ácido Glicólico
O ácido glicólico é um ativo pertencente à família dos alfa-hidroxiácidos (AHAs), que são os ácidos solúveis em água, derivados de frutas e cereais. Outros exemplos de AHAs são o ácido lático, ácido mandélico e o ácido cítrico.
Derivado da cana-de-açúcar, o ácido glicólico é famoso pela sua alta capacidade de estimular a renovação celular, ou seja, remover as células mortas da superfície da pele e deixar um aspecto mais fininho e saudável.
Como o Ácido Glicólico age na pele?
O ácido glicólico causa a descamação da epiderme (a camada mais externa da pele) deixando ela mais fina, com as células jovens na superfície. Essa "troca" das células mortas pelas mais jovens deixa a textura da pele mais lisa, com menos marcas e relevos.
Além disso, a renovação celular promovida pelo ácido glicólico também ajuda a desobstruir os poros, auxiliando na redução da oleosidade. Isso faz com que a pele se torne um ambiente menos propício para o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, como os causadores da acne.
Confira os benefícios do ácido glicólico para a pele
Ácido Glicólico para acne
Há vários estudos que comprovam a eficácia do ácido glicólico para o tratamento da acne. Ele consegue reduzir a produção da oleosidade da pele e impedir o desenvolvimento da bactéria Propinobacterium acnes, que é a grande causadora da acne.
Facilita a absorção de outros ativos
Entre todos os AHAs, o ácido glicólico é o que apresenta o menor peso molecular. Isso faz com que ele tenha a melhor penetração na pele, sendo de mais rápida absorção que os outros ácidos da mesma família.
Ele também estimula a abertura dos espaços intracelulares (entre as células), o que permite uma melhor penetração de outros ativos sobre a pele.
Peeling com ácido glicólico
Nosso Peeling Set formado pela Espuma + Solução Ácido Glicólico promove um peeling químico suave na pele
Outra grande característica do ácido glicólico é que ele é ótimo para as peles maduras, principalmente se aplicado em maior concentração através de um procedimento chamado peeling.
O peeling proporciona uma leve esfoliação do rosto para renovar as células da epiderme. Vários estudos comprovam que o peeling de ácido glicólico é super eficaz na na prevenção do envelhecimento, atenuação de manchas, melhora da flacidez e na recuperação de peles secas, mostrando a versatilidade do ativo.
Como usar ácido glicólico?
O ácido glicólico pode ser incorporado na sua rotina de skincare de diferentes formas. Aqui na Simple, temos a Espuma Ácido Glicólico, para uma limpeza profunda da pele, e a Solução Ácido Glicólico, para um tratamento noturno. Vem que a gente te mostra.
Espuma Ácido Glicólico
Com 5% de ácido glicólico concentrado, a Espuma Ácido Glicólico promove uma limpeza profunda sem ressecar a pele. Livre de sulfatos, ela mantém o pH fisiológico, higieniza, hidrata, reduz linhas finas, promove uma pele uniforme e renovada.
Clinicamente e dermatologicamente testada, ela conta com o reforço do Alfa-Bisabolol natural unido aos extratos botânicos de Calêndula e Juá.
Testes de eficácia
*O parâmetro utilizado foi o percentual das respostas positivas sobre o desempenho do produto após 28 (D28) dias de uso contínuo.
- 91% das pessoas relataram sensação de limpeza;
- 87% das pessoas relataram a uniformização do tom de pele;
- 87% das pessoas sentiram que o produto não repuxa a pele;
- 87% das pessoas sentiram que o produto não resseca a pele;
- 83% das pessoas notaram sensação de pele aveludada.
Como usar? Aplique no rosto, espalhe com as mãos em movimentos circulares e enxágue com água corrente. Pode ser usada na rotina de skincare diurna e na noturna também.
Solução Ácido Glicólico
A Solução Ácido Glicólico é um produto de tratamento de uso exclusivamente noturno para a renovação da pele. Isso porque o Ácido Glicólico - assim como a maioria dos ácidos - pode ser fotossensível, e o contato direto com o sol pode acabar prejudicando a sua pele.
Diferente da Espuma, que é enxaguada em seguida, a Solução fica agindo no rosto. O ideal é fazer a aplicação do produto apenas no período noturno e lavar pela manhã, finalizando com protetor solar.
Testes de eficácia
*O parâmetro utilizado foi o percentual das respostas positivas sobre o desempenho do produto após 28 (D28) dias de uso contínuo.
- 97% das pessoas relataram melhora da elasticidade e firmeza da pele;
- 94% das pessoas sentiram ação em linhas finas de expressão;
- 94% das pessoas relataram a uniformização do tom de pele;
- 94% das pessoas sentiram a pele iluminada.
Como usar? Aplique algumas gotas no rosto e espalhe até completa absorção. Use apenas na rotina de skincare noturna. A Solução deve vir após da limpeza do rosto. Quer saber a ordem completa de aplicação? Aqui você encontra tudo.
CONTRAINDICAÇÕES DO ÁCIDO GLICÓLICO
Produtos que contém ácido glicólico não devem ser utilizados caso a pele esteja com queimaduras, inflamações ou infecções ativas, como herpes. Grupos como grávidas e peles mais sensíveis, devem sempre consultar o médico.
Conclusão
O ácido glicólico é um ativo super versátil famoso por promover a renovação celular da pele. Aqui na Simple, temos a Espuma, para fazer a limpeza do rosto, e a Solução Ácido Glicólico, para o tratamento. Ambos produtos são clinicamente e dermatologicamente testados, além de serem veganos, cruelty-free e 100% naturais.