O que é Alopecia? Como Tratar? Tem Cura? | Simple Organic Pular conteudo
CATEGORIAS





Alopecia: o que é e como cuidar

A alopecia é motivo de preocupação em muita gente que teme perder os cabelos. No post de hoje, explicamos tudo que você precisa saber sobre a condição, como cuidar e o que fazer no caso de queda capilar

O que é a alopecia?

Queda capilarQueda capilar. Foto: Reprodução

Alopecia é o nome técnico do processo de perda de cabelo. É uma condição que afeta muita gente em diferentes estágios da vida. Apesar de ser mais comum no couro cabeludo, ela também pode afetar outras regiões do corpo. 

Os tipos de alopecia

Alopecia androgenética 

É a famosa calvície, uma forma de queda de cabelo que acontece por conta de fatores genéticos. Ela varia bastante: pode começar na adolescência, em torno dos 14 e 15 anos, mas também pode se manifestar na idade adulta, quando a pessoa chega na casa dos 40 ou 50 anos. Super comum na população, a alopecia androgenética afeta tanto mulheres quanto homens.

Alopecia areata

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) diz que a alopecia areata é uma doença inflamatória que pode acontecer por diversos motivos, como a presença de fatores genéticos e autoimunes. Além disso, a ocorrência de gatilhos emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos também pode desencadear ou agravar o quadro. 

Neste tipo de alopecia, os fios caem e deixam falhas circulares sem pelos na região afetada. Como se trata de uma infecção, a alopecia areata não destrói os folículos pilosos - responsável pela produção e crescimento do pelo -, só deixando-os obstruídos. Por isso, é bem possível que os fios cresçam novamente.

Alopecia de tração

É a queda de cabelo que acontece por tração prolongada, excessiva e progressiva. Sabe os coques de bailarinas que são muito apertados ou então as tranças e rabos de cavalo que puxam bem o cabelo? É mais ou menos por aí. Esses penteados causam um "trauma" na raiz do couro cabeludo, e se forem feitos frequentemente, podem causar a queda capilar.

Tratamentos químicos no cabelo como escovas definitivas e progressivas também são fatores causadores da alopecia de tração, uma vez que deixam os fios mais fragilizados.

Quando procurar um médico?

No caso da perda súbita ou excessiva de cabelo, da queda capilar em padrões específicos ou ainda se perceber qualquer alteração no couro cabeludo - como vermelhidão, coceira ou descamação -,  é recomendado que você consulte um médico pra ver se tá tudo bem.

Como tratar alopecia?

Depende muito do tipo. Enquanto a alopecia de tração pode ser tratada com a mudança de hábitos nos cuidados com o cabelo, a alopecia areata pede o uso de medicamentos, como é o caso do Minoxidil, de bloqueadores hormonais e de outros produtos tópicos. Lembrando que a consulta com o médico dermatologista é fundamental antes de incluir qualquer medicamento na rotina de cuidados

Já a alopecia androgenética - a calvície - não tem cura, mas é possível manter uma série de cuidados para evitar o aumento da queda capilar e fortalecer o cabelo.

A verdade é que cada caso é um caso, e apenas o seu médico dermatologista vai saber indicar qual o tratamento adequado. 

Como prevenir a alopecia?

Caso você deseje evitar a queda de cabelo, há uma série de cuidados que você pode ter no dia a dia. 

  1. Lave os cabelos regularmente - Isso vai ajudar a manter o couro cabeludo equilibrado, higienizado e livre de possíveis agentes contaminantes;
  2. Evite o uso de água muito quente - Prefira lavar o cabelo com temperatura morna ou fria, visto que a água quente pode sensibilizar, ressecar e descamar seu couro cabeludo;
  3. Deixe o cabelo respirar - Evite manter o cabelo preso durante um longo período de tempo;
  4. Cuidado com secadores e chapinhas - As altas temperaturas também podem danificar e enfraquecer o cabelo. No caso de fazer uma escova ou alisar os fios, use sempre um protetor térmico para prevenir os danos;
  5. Faça hidratação e nutrição semanalmente no cabelo - Aposte em máscaras bem hidratantes, faça umectação com óleos altamente nutritivos e use um finalizador de sua preferência pra manter o cabelo forte e saudável.

Skin + Scalp: sérum 2 em 1 para o cuidado com a pele e o cabelo

O Sérum Skin + Scalp é o novo produto multifuncional da Simple Organic que veio pra cuidar do seu rosto e do seu cabelo. Ele é feito com um blend de ativos que conta com a tecnologia do nanoencapsulamento para garantir todos os benefícios de forma intensa, profunda e duradoura.

Quando nanoencapsulados, os ativos são capazes de atravessar as barreiras da pele e penetrar nas camadas mais profundas para proporcionar o máximo de benefícios.

E quais são os ativos? 

O Sérum Skin + Scalp é formado por um invólucro rico em proteínas composto pela ervilha hidrolisada e pelo ácido hialurônico. No interior, extrato de confrei e extrato de cebola formam uma composição para completar a fórmula.

Quais os benefícios do Sérum Skin + Scalp?

Um sérum de alta performance que, nos cabelos, atua de forma completa tanto no couro cabeludo quanto nos fios. Seus resultados são visíveis após a primeira aplicação para nutrir, reparar e fortalecer os fios.

  • Deixa o cabelo mais forte, resistente e brilhoso;
  • Aumenta a elasticidade capilar e promove o alinhamento;
  • Preenche a massa capilar e controla o frizz;
  • Reduz a opacidade, o ressecamento e deixa o cabelo mais volumoso e saudável;
  • Hidrata profundamente e redensifica os fios, ao mesmo tempo que auxilia nos cuidados com a alopecia.
Como usar?

Pode ser usado após o shampoo e o condicionador e antes dos óleos. Aplique o Sérum nos fios úmidos, por toda a extensão, incluindo o couro cabeludo. Não precisa de enxágue.

Conclusão

A alopecia é uma condição que consiste na queda de cabelo de forma transitória ou permanente. Ela pode ser causada por fatores internos ou externos e, apesar de nem sempre ter cura, há algumas maneiras de preveni-la e manter o cabelo fortalecido. Nosso Sérum Skin + Scalp é um produto inovador para o cabelo e para a pele, que usa da tecnologia do nanoencapsulamento para manter o cabelo e a pele saudável. Multifuncional, ele pode ser um aliado poderoso no cuidado da alopecia. Lembre-se sempre de consultar um médico no caso de queda de cabelo de forma repentina e excessiva.

Referências: Alopecia de tração; Alopecia areataAlopecia androgenética; Alopecia (calvície, queda de cabelos). 

Deixe um comentário